" Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza e temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza"

Boaventura de Souza Santos

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ASIMUSEP-SE fala na tribuna livre da câmara de vereadores


Na manhã de hoje, 29, membros da Diretoria Executiva da Associação Integrada de Mulheres de Segurança Pública em Sergipe (ASIMUSEP-SE) obteve a possibilidade de expor seus projetos e objetivos na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju, requerida pelo vereador Moritos Matos (PDT). A luta pela defesa dos direitos e adaptação dos espaços para as mulheres que atuam na Defesa Pública no Estado de Sergipe foi o tema tratado na ocasião.
A comunicações da Associação pode destacar as melhorias alcançadas pelas profissionais de segurança pública, em especial às guardas municipais, à exemplo da obtenção dos coletes anti-balísticos adequados ao corpo feminino e a presença da força feminina na batalha contra o crime travada no Rio de Janeiro, mas reforçou que ainda há muito a se conquistar.

"Somos bravas defensoras do patrimônio e da segurança em nosso Estado, mas ainda sofremos com a falta de estrutura nos postos de serviços onde trabalhamos. Precisamos contar com uma estrutura que se adapte e compreenda as necessidades e especificidades da mulher: faltam banheiros e vestiários femininos. Muitas vezes somos obrigadas a compartilhar dos mesmos banheiros e vestiários que os homens", pontuou Patrícia em um dos momentos de seu discurso.

 Georlize Oliveira Costa, membro do conselho Fiscal da entidade, evidenciou que a ASIMUSEP-SE é um espaço de luta que visa garantir que a mulher que trabalha na Segurança Pública de Sergipe possa ser vista em suas especificidades. "Não queremos promover uma competição com a categoria masculina, mas buscar a igualdade de condições de trabalho entre homens e mulheres. Queremos planejamento logístico operacional de modo que se perceba a necessidades especiais d as mulheres que tem uma atuação recente nas forças de defesa pública", disse.

O vereador Matos que fez o convite, falou sobre as questões inerentes aos assédios denunciados há cerca de duas semanas por um semanário local, "Acredito que esse seja um problema constante que vocês são obrigadas a lidar. Parabenizo-as pela luta para assegurar o seus espaços muita vezes tomados pelo machismo", ressaltou.

Os parlamentares Magal da Pastoral (PT), Jailton Santana (PSC), Rosângela Vieira (PT), Simone Góis (PT) e Josenito Vitale(DEM)  parabenizaram  a iniciativa da criação de uma associação plural que defende às mulheres profissionais de Segurança Pública deste Estado e reconheceram a importância da atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário estará liberado após moderação. Agradecemos por sua presença.